segunda-feira, 12 de abril de 2010

MARGS apresenta primeira grande retrospectiva de Pedro Weingärtner - pinturas do artista em cartaz de 12 de abril a 13 de junho

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) recebe, a partir do dia 12 de abril, às 18h, a primeira grande retrospectiva de Pedro Weingärtner. A exposição Pedro Weingärtner – 1853-1929 – Um artista entre o Velho e o Novo Mundo chega à capital gaúcha somente com pinturas e poderá ser vista até 13 de junho. Cerca de 90 obras serão expostas nas Pinacotecas do Museu. Depois de Porto Alegre, a mostra, que foi apresentada entre junho e agosto de 2009 na Pinacoteca do Estado de São Paulo, vai para o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

A exposição será dividida em três grupos que destacam o trabalho do artista. As obras produzidas durante o período em que o pintor viveu na Europa retratam a juventude romana e cenas campestres europeias. O cenário gaúcho mostra o homem em contato com a terra, com os animais e no comércio. As cenas de festas e bailes mostram as confraternizações realizadas, principalmente, entre os imigrantes alemães.
Com curadoria de Ruth Sprung Tarasantchi, crítica de arte e pesquisadora, a retrospectiva é resultado da parceria entre o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Segundo Ruth, a exposição deverá oferecer uma oportunidade inédita de contato com as delicadas jóias da pintura de Weingärtner.
Desde o início envolvido com o projeto, o diretor Cézar Prestes está entusiasmado com a possibilidade de proporcionar o acesso do público às obras de um dos mais destacados artistas brasileiros da pintura de gênero do século 19: “Teremos na mostra cinco trabalhos de grande representatividade na obra de Weingärtner, o que nos dá muito orgulho”.
As obras pertencem aos acervos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu Nacional de Belas Artes/RJ, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pinacoteca APLUB de Arte Rio-grandense, além de colecionadores particulares de todo o Brasil e da Pinacoteca de São Paulo.

Sobre o artista
Pedro Weingärtner, pintor gaúcho nascido em Porto Alegre/RS, em 1853, era descendente de imigrantes alemães e passou grande parte da sua vida entre o Velho e o Novo Mundo, realizando uma obra admirável. Morou na Alemanha, nas cidades de Berlim, Munique e Hamburgo e, depois, se mudou para Paris, onde foi aluno de importantes mestres acadêmicos da época. Em Roma, como bolsista do governo brasileiro, concluiu os estudos e consolidou sua formação clássico-romântica, claramente expressa em sua pintura. Weingärtner é considerado um dos pintores mais representativos do Rio Grande do Sul, no final do século 19. Alguns de seus quadros possuem grande valor documental, porque representam paisagens e costumes regionais.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Praça da Alfândega, s/n, Centro, Porto Alegre/RS, F (51) 3227-2311

Terça-feira a domingo, 10h às 19h, entrada franca

www.margs.rs.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário