quarta-feira, 21 de abril de 2010

Museu aberto em homenagem à Charles Chaplin


Trinta anos depois da morte do ator mais conhecido do cinema mudo, um novo local dedicado ao artista será inaugurado em 2012

O distintivo andar de Carlitos, o personagem mais célebre de Charlie Chaplin, sua cartola e seu inconfundível bigode, assim como sua característica expressividade ressaltada pelos limites técnicos do cinema dos anos 20, levaram o ator e cineasta ao máximo da fama.
Graças ao seu humor universal, Chaplin (1889-1977), que subiu em um palco pela primeira vez aos cinco anos de idade, se tornou uma das primeiras estrelas do mundo do espetáculo em todo o mundo. Após ganhar três prêmios Oscar – um deles pelo conjunto de sua obra, em 1972 –,Chaplin decidiu deixar os Estados Unidos com 64 anos, em 1953, vítima da ‘caça às bruxas’ do governo americano por sua suposta simpatia ao comunismo, e se instalou na Suíça.

Ali, com sua família, criou os oito filhos de seu último casamento e viveu até o dia do Natal de 1977, numa terceira idade que não teve a habitual calma dos aposentados.

“Estava sempre ativo”, lembram seus filhos, que impulsionaram a criação do museu em homenagem a seu pai em sua residência suíça, no povoado de Corsier-sur-Vevey, onde continuou fazendo filmes e compôs trilhas sonoras para as reedições de seus filmes mudos, além de escrever sua autobiografia.

Nesse refúgio, uma mansão do século 19, cuja reforma para transformá-la no museu começa em junho, o comediante encontrou um reduto inspirador com uma bela vista do Lago Leman e dos Alpes franceses.

– É de uma das mais belas paisagens da Riviera Suíça – diz o arquiteto do projeto, Philippe Meylan.
O entorno ajudará a cumprir o objetivo do futuro centro: lembrar o homem, seu trabalho e seu vínculo humanista com o que estava a sua volta, segundo os criadores do museu.

foto: Mansão que vai virar museu
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário